Prepare-se com antecedência para aplicar o IFRS 10 em 2013

IFRS-1Durante a reunião técnica da Diretoria de CPC e IFRS Rio de Janeiro da ANEFAC, promovida em 27 de junho, no Rio de Janeiro, o diretor responsável, Leandro Ardito, recomendou aos participantes começarem a fazer o levantamento das informações de quais empresas investidas devem ser consolidadas. A partir de 1º de janeiro de 2013 as companhias brasileiras devem aplicar o IFRS 10 – Consolidated Financial Statements – quetraz uma definição única e consistente para ser aplicável em todas as companhias independentemente da estrutura de investimento.

Segundo Ardito, a norma vai afetar as demonstrações comparativas de 2012. Ao lado de Ronaldo Santos, diretor responsável, o executivo explicou que a empresa que apresenta para fins de comparação os dados de 2013 e 2012, deverá exibi-los nas mesmas bases, portanto, se houver alguma alteração em função da norma ela afetará 2012 também.

No grupo havia um executivo de uma empresa europeia que já se adiantou e começou a fazer a análise para verificar se o IFRS 10 terá algum efeito na sua empresa. Ao dividir sua experiência comentou sobre a dificuldade de fazer a coleta das informações, ou seja, fazer o mapeamento de todas as empresas e identificar quais informações necessitam de levantamento.

Leandro Ardito orientou ao grupo que as companhias não sigam o ‘automático’ que é acreditar que nada mudará. Uma das prioridades deve ser ler a norma e entendê-la, além de fazer o levantamento das informações, as análises e os estudos, envolvendo o departamento jurídico para conseguir concluir se existe alguma coisa que precisa ser modificada.

Por Diretoria de Controladoria da ANEFAC

Anúncios
Esse post foi publicado em International Financial Reporting Standards e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s